Apoio Domiciliário

 

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados no domicílio, a Idosos e/ou adultos quando, por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar a satisfação das necessidades básicas e/ou atividades de vida diária.

  • A valência Apoio Domiciliário, da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, tem capacidade para 40 utentes.

Tem como objetivos:

  • Assegurar a prestação de cuidados essenciais ao utente, no seu domicílio, por uma equipa treinada para esse fim;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, no seu domicílio, por uma equipa treinada para esse fim;
  • Prevenir situações de maior dependência e promover a autonomia;
  • Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial, aos utentes, de modo a contribuir para o seu bem-estar;
  • Facilitar e incentivar o relacionamento com utentes, familiares, amigos e vizinhos;
  • Colaborar no acesso à prestação de cuidados de saúde.

O Serviço de Apoio Domiciliário funciona sete dias por semana das 8h00 às 17h00, com duas equipas de cinco Ajudantes-familiares, cada.

As admissões em Apoio Domiciliário e Centro de Dia processam-se após efetuada a inscrição e mediante a lista de espera. Para efetivar a inscrição serão necessários apresentar os seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
  • Cartão de Contribuinte;
  • Cartão de Beneficiário da Segurança Social;
  • Cartão do Utente do Serviço Nacional de Saúde;
  • Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
  • Comprovativo da reforma;
  • Relatório médico, com quadro clínico/saúde do utente.