Missão,Visão e Valores

 

MISSÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Alcochete é uma associação de irmãos, com personalidade jurídica canónica, que assume como Missão a prática das catorze obras de Misericórdia, a realização de atos de culto católico, a promoção da saúde e do bem-estar da população idosa, a luta pela dignificação da pessoa humana, com especial atenção para os mais pobres, desprotegidos e carenciados, apoiando as famílias e protegendo os Idosos. Equitativamente, a salvaguarda e defesa do património cultural e artístico, material e imaterial, religioso, ou não, bem como o incentivo ao empreendedorismo, onde se incluem respostas ou serviços de âmbito social ou de atividade agrícola.

 

VISÃO

A Santa Casa da Misericórdia de Alcochete alicerçada em critérios de solidariedade, responsabilidade social e sustentabilidade, pretende ser uma instituição inovadora e de referência a nível regional, priorizando a melhoria contínua das suas práticas, o incremento da qualidade, a proximidade e humanização dos seus serviços, bem como o aumento de respostas sociais emergentes, de forma a satisfazer as necessidades de quem nos procura.

 

VALORES

  • Solidariedade e responsabilidade social

Ser solidário é ajudar, desinteressadamente, os que precisam e comprometer-se com aqueles a quem se oferece essa solidariedade. É assumir uma atitude de ajuda e partilha, em particular com os mais necessitados, respondendo às suas necessidades e promovendo a inclusão social de todos os utentes.

  • Igualdade e justiça

Todos os utentes e colaboradores são iguais na sua condição, dignidade e individualidade.

Respeito absoluto por uma conduta justa e pela promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento a todas as pessoas que procuram os nossos serviços.

A integridade física, moral e psicológica, assim como os direitos humanos, onde se incluem: a preservação da imagem, da autonomia, da identidade, dos valores individuais, das ideias próprias, das escolhas pessoais, das crenças e objetos pessoais, são invioláveis.

  • Humanização

Os serviços prestados aos utentes e as relações do dia a dia devem ser orientados por relações de equidade, de proximidade, de empatia e assertividade, respeitando a individualidade, a privacidade e a identidade do outro, aproximando as pessoas através da consolidação dos afetos.

  • Profissionalismo e rigor

Os projetos assumidos perante os utentes, a comunidade e outras entidades, devem ser abraçados e executados com profissionalismo, zelo, rigor, integridade e confidencialidade, promovendo o respeito e a confiança nas pessoas e na Instituição.

  • Melhoria contínua

Estimulando um trabalho em equipa que assegure a melhoria da qualidade de vida das pessoas que nos procuram, através de um serviço atento, dinâmico e em contínua avaliação, juntamente com a promoção e formação contínua dos trabalhadores, construiremos os pilares fundamentais para a melhoria da qualidade na prestação dos cuidados aos utentes.

  • Legalidade e transparência

Privilegiando uma relação personalizada com todos (utentes e trabalhadores), agindo no respeito por princípios éticos como a honestidade, cultivando a transparência, o rigor, o equilíbrio e o respeito nas relações com a comunidade, a ação da Misericórdia estará a respeitar as normas em vigor na sociedade em que se insere.