História...

 

… a nossa História …

 

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALCOCHETE

“LAR BARÃO DE SAMORA CORREIA”

MisericAntiga

A Santa Casa da Misericórdia de Alcochete “Lar Barão de Samora Correia” foi fundada, por mandato régio de Dom Manuel I, desconhecendo-se a data precisa da sua fundação, pelo que se depreende da leitura de um dos “Livros dos Títulos da Casa”, a mesma rondará o ano de 1511, ainda em vida da Rainha Dona Leonor de Avis.

A Misericórdia de Alcochete principiou por funcionar no antigo Hospital da Misericórdia, anexo à Capela de Nossa Senhora da Vida passando, posteriormente, para o atual edifício deixado em testamento pelo III Barão de Samora Correia, Carlos Ferreira Prego, benfeitor desta Santa Casa que, por sua morte, em 12 de Julho de 1902, legou parte significativa do seu património à Instituição. Para além do edifício-Sede deixou, também, o Monte da Bela Vista, Marinha da Bela Vista, Herdade da Bela Vista e Marinha Nova da Bomba. No testamento atrás referido, frisou que deveria ser criado um “Asilo” para mulheres pobres e impossibilitadas de trabalhar, naturais das freguesias de Nossa Senhora da Oliveira (Samora Correia) e de São João Baptista (Alcochete), cujas admissões deveriam ser feitas em número igual das pretendentes das duas freguesias. Para criação e sustento do mesmo legou, desde logo, à Misericórdia de Alcochete a quantia de vinte contos de réis, em dinheiro, que foi pago no prazo de um ano a contar da data do seu falecimento. Devendo ser criado, nos mesmos termos, uma dependência para homens, logo que tivesse rendimentos suficientes.

O edifício-Sede sofreu obras de beneficiação e adaptação nos primeiros e segundo pisos, que tiveram início em 1966 e terminaram em 1970.

Atualmente a Misericórdia dispõe para além da valência de Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Cantina Social.